GCM e Sefic atuam em conjunto para garantir cumprimento da lei em distribuidoras de Goiânia

5 de janeiro de 2026 às 08:32

Ações integradas asseguram proteção às equipes de fiscalização, padronização das abordagens e redução de conflitos nas operações

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), reforçou o modelo de fiscalização integrada ao intensificar o acompanhamento das distribuidoras de bebidas em funcionamento na capital. Nesse processo, o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) tornou-se peça fundamental para garantir que as operações ocorram dentro da legalidade, de forma segura e com resultados cada vez mais efetivos.

A presença da GCM nas ações de fiscalização assegura condições para que as equipes da Sefic atuem com tranquilidade, especialmente em regiões onde há maior potencial de conflitos. Além de realizar a proteção física dos fiscais, a Guarda também cumpre papel preventivo, coibindo condutas irregulares e contribuindo para a uniformidade na aplicação das normas municipais. De acordo com a corporação, o trabalho é pautado nos princípios legais, no uso progressivo da força e no respeito à dignidade de todas as pessoas envolvidas.

“Durante as operações, os guardas executam uma série de funções fundamentais como o controle de acesso a unidades e áreas públicas, escolta das equipes, apoio logístico, intervenções rápidas em situações de resistência ou desacato e formalização de registros que subsidiam eventuais procedimentos administrativos ou criminais. A GCM também segue protocolos que priorizam comunicação clara, contenção gradual e técnicas de abordagem que evitem a escalada de conflito, garantindo um ambiente seguro tanto para agentes quanto para comerciantes e moradores”, destaca o presidente e comandante da GCM, Gustavo Toledo.

A Sefic destaca ainda que essas ações integradas ampliam a efetividade das fiscalizações, permitindo alcançar resultados expressivos desde o início da vigência da lei que estabelece horário para funcionamento das distribuidoras. “Ao todo, 359 estabelecimentos foram fiscalizados, dos quais 54 autuados por descumprirem o horário e outros 62 por operarem sem Alvará de Localização e Funcionamento. Uma distribuidora chegou a ser interditada de forma cautelar”, detalhou o gerente de Fiscalização de Atividades Econômicas da Sefic, André Barros. A secretaria ressalta que a maior parte dos comerciantes já se adequou às exigências, o que tem contribuído para reduzir conflitos e episódios de perturbação do sossego em bairros residenciais.

Fotos: Sefic/GCM

Legenda: Ações integradas asseguram proteção às equipes de fiscalização, padronização das abordagens e redução de conflitos nas operações

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia